quina oje👍18 milhões de ratos de bambu foram condenados à morte: a subsistência de 100.000 agricultores e 2 bilhões de negócios

2025-01-11 23:58:08丨【quina oje】
Foto do arquivo: fornecida por 【quina oje】
Foto do arquivo: fornecida por 【quina oje】

Esperando pelo rato de bambu

China News Weekly Reporter/Gu Xin

Envie 2020.4.6 Edição total 942 "China News Weekly"

Em 22 de janeiro, o 28º ano do Ano Novo, Xie Fujie, os moradores de aldeias antigas em Pingle County, Guilin City, estava coletando os bens anuais da grande coleção, mas recebeu uma ligação de um jornalista que estava longe de Pequim .O repórter disse a ele que a nova pneumonia da coroa pode ser animais selvagens, como o rato de bambu, que é transportado e espalhado.Xie Fujie é uma grande classificação de bambu. a porta de sua própria fazenda de ratos de bambu.

No dia seguinte, o povo do Departamento de Florestas foi até a porta e informou que os ratos de bambu não podiam ser vendidos ou comidos.

Xie Fujie descobriu que, no dia anterior ao The Beijing Reporter, o estado emitiu um aviso de emergência para proibir o tráfico de animais selvagens que podem transportar novos vírus coronarianos que podem transportar novos vírus coronarianos.

Durante o festival da primavera, Xie Fujie prestou muita atenção às notícias relacionadas.Na tarde de 24 de fevereiro, a 16ª reunião do Comitê Permanente do 13º Congresso Popular Nacional votou pela aprovação da "decisão de proibição abrangente de comércio de animais selvagens ilegais, remover o hábito de animais selvagens de animais selvagens e efetivamente garantir a saúde e a segurança de as pessoas no povo. ""Decisão" é completamente proibido de negociar e consumo de animais selvagens, incluindo animais selvagens terrestres com ecologia importante, ciência e valor social que a proteção do Estado.

Isso significa que toda a indústria de criação especial inaugurará uma enorme direção, incluindo ratos de bambu artificialmente reproduzidos, e é provável que não seja mais permitido ser colocado na mesa de jantar.O círculo de amigos de Xie Fujie inundou.

Guangxi é uma grande família. % do país.

"O primeiro foi o dia 20 de janeiro. O professor Zhong Nanshan disse que o novo vírus coronário pode se originar de ratos e categorias de bambu".

No entanto, a existência de criação especial está longe das palavras de especialistas.A indústria de criação especial sempre foi defendida pelos governos locais e precisa nadar na realidade embaraçosa da área cinzenta. quina oje

Hoje, em Guangxi, Xie Fujie, Liang Qiubo e muitos pequenos agricultores têm a última esperança na "lista de permissões".O Ministério da Agricultura e Rural está redigindo um novo "catálogo de recursos genéticos de gado".De acordo com a "decisão" do Comitê Permanente do Congresso Popular Nacional, os animais selvagens terrestres, incluídos no catálogo de recursos genéticos de gado e aves, são aplicáveis ​​às disposições da "lei de criação de animais" e não são limitadas pelo "Ordem selvagem proibida".

O rato de bambu não pode evitar?Se a proibição, o plano de remuneração subsequente, como lidar com o rato de bambu no depositário?18 milhões de ratos de bambu em Guangxi e seus proprietários ainda estão aguardando notificação.

Indústria "lenta"

Às 9 horas da manhã, Xie Fujie dirigiu até a base de criação.No ano passado, ele fez todas as suas economias e emprestou um milhão de bancos e civis e fez quatro milhões.Existem três grandes fábricas na base.Três trabalhadores entraram em frente e por dezenas de milhares de ratos de bambu na casa pequena juntos por sete ou oito horas por dia. quina oje

No ano anterior, Xie porra criou um conjunto de equipamentos de transporte de fezes. .

A base de criação de Xie Fujie originalmente tinha 7 trabalhadores, incluindo 5 famílias pobres na vila.Durante a epidemia, para economizar despesas, ele apenas chamou três pessoas para trabalhar.Mesmo assim, as despesas diárias da alimentação custam mais de 1.000 yuan, e o trabalho é de 2.000 yuans.

De manhã, os trabalhadores cozinhavam centenas de libras de arroz duas vezes, misturados com farelo e milho para fazer alimentos finos para ratos de bambu.À noite, o rato de bambu teve que comer uma refeição, ou o bambu se recuperou das aldeias próximas, ou a seção de madeira bloqueia uma seção de teca de madeira em seu pomar.A proporção de grãos grossos e grãos finos é de cerca de 8 a 1. Para economizar custos, Xie Fujie pediu aos trabalhadores que alimentassem mais bambu, madeira e menos milho para aumentar a proporção de farelo.

Quando os trabalhadores estavam ocupados se alimentando e limpando, Xie Fujie inspecionou na base e verificou se os ratos de bambu estavam lutando, feridos e o rato do gato estava doente e indigestão.A cada meio mês, uma verificação do rato de bambu para verificar se a condição física do mouse está grávida, seja adequada para a próxima rodada de acasalamento.No dia do 29º Bureau Florestal do Ano Novo, Xie Fujie estava realizando inspeções de rotina para o rato de bambu.

Xie Fujie, 37, plantou o Shatian Pomelo antes de criar ratos de bambu.Antes de 2005, a renda de Xie Fujie veio principalmente de mais de 100 acres de toranja Sha Tin.

Os ratos de bambu de Xie Fujie são bons, e ele colocará a mãe e os ratos grávidas em uma sala separada para conveniência a qualquer momento.Os ratos de bambu de outras pessoas estão grávidas três vezes por ano e seus ratos de bambu podem estar grávidas quatro vezes.

Xie Fujie calculou o relato do "China News Weekly".Nos últimos anos, o mercado de ratos de bambu tem sido popular e os preços são constantes.De acordo com as memórias de Liu Kejun, uma criação de animais sênior no Instituto de Cuterto Animal da região autônoma de Guangxi Zhuang, em 2002, os ratos de bambu não puderam ser vendidos e o preço flutuou.Desde 2013, o preço da aquisição começou a se estabilizar aos sessenta ou setenta yuan, e a oferta de mercado é escassa.Xie Fujie conversou com essa onda de tendências.Até a epidemia, os intermediários que adquiriam ratos de bambu eram o máximo possível.Se não foi pela epidemia, Xie Fujie espera que seu valor anual de produção este ano atinja 4 milhões de yuan.

Recentemente, Xie Fujie limpou sua própria terra e plantou cana -de -açúcar.Não beba água, você só pode extrair água da cana -de -açúcar e grama pastoral."Este ano foi plantado por cerca de um mês do que os anos anteriores, porque ele está esperando políticas".

Desde a epidemia, o povo do Departamento de Florestas ocorreu várias vezes para supervisionar se foi vendido.A fazenda de Xie Fujie tem um rato maduro de bambu, mas ele não pode se livrar de suas mãos.

Ele ainda vai para a base às 9 horas todos os dias.A conta bancária também deduz automaticamente o empréstimo a uma taxa de juros de 5%."Nas áreas rurais, não há como elevá -lo, exceto para elevar". quina oje

Alívio da pobreza

A indústria de criação de ratos de bambu que esperava ser sentenciada já foi um caso de propaganda rica local e embarcou nos sete conjuntos de conjuntos de CCTV de "Sutra Agrícola Diária" e "Cinco Clássicos".Em Guangxi, os ratos de bambu são os principais indústrias de apoio para o alívio da pobreza.Em 2018, o Escritório de Alívio da Pobreza de Guangxi emitiu o "Aviso sobre a implementação da promoção para promover o alívio da pobreza da indústria em destaque", que listou claramente ratos de bambu como o desenvolvimento de "5+2" e aldeia "3+1" Indústrias características.De acordo com o aviso, uma família de pobreza em Guangxi aumenta um subsídio que varia de 56 yuan a 120 yuan, e criar uma galinha só pode obter 7 ~ 15 yuan.

Liu Kejun disse ao "China News Weekly" que as famílias pobres dos profissionais de ratos de Bamboo de Guangxi atualmente representam 18%.Através do método de subsídios financeiros em todos os níveis, criando empréstimos domésticos, principais empresas e líderes de enriquecer, cerca de 20.000 pessoas têm sido o alívio da pobreza através de ratos de bambu.

Liang Qiubo foi colocado em ratos de bambu reprodutores em 2005.Ele lembrou que, por volta de 2007, os governos locais começaram a dar políticas de apoio para ajudá -lo a reparar a estrada da fazenda, fazer fazendas e comprar mudas."O governo sempre diz que deve haver responsabilidade e trazer mais famílias pobres".

Em 2015, Xie Fujie iniciou uma cooperativa na vila, dirigindo 132 famílias pobres na vila para se juntar ao exército de ratos de bambu.A cooperativa fornece mudas na vila, realizado treinamento técnico e orientação do local. Depois que os ratos de bambu são desenvolvidos, o rato comercial é recuperado.Os produtos da Cooperativa entraram na lista do segundo lote de cooperativas de agricultores divulgadas pelo Ministério da Agricultura e Ministério Rural.Esse movimento também foi propagado pelos departamentos e mídias do governo local. quina oje

Liu Kejun apresentou que o rato de bambu é um projeto rápido de nível curto. O custo de barbear 50 yuan pode ganhar mais de cem.As famílias de pobreza investem 5.000 yuans para criar 10 pares de ratos de bambu.Em comparação, ele deve investir de 8.000 a 10.000 vacas, e a margem de lucro é de apenas 20%a 25%.

O limiar para a criação de ratos de bambu também é baixo.Possui baixos requisitos para locais e criação de fábricas e criação de família estão disponíveis.Os ratos de bambu são grampeados por bambu, mandarim e milho.Como os ratos de bambu não bebem água, eles têm pouca doença e quase não há vacinas e antibióticos durante o período de crescimento. ser levantado.

As aldeias antigas estão localizadas nas montanhas no canto nordeste de Guangxi.Após o primeiro plantio da principal colheita local Shatian Pomelo, ele só pode ser produzido em três ou quatro anos e apenas uma vez por ano pode ser produzido.Mas a criação de ratos de bambu pode ser vendida ao longo do ano.

Nos últimos anos, os ratos comerciais têm sido escassos.Com base nos motivos acima, a agricultura de ratos de bambu de Guangxi é comum.

Em 22 de março, a pessoa relevante encarregada do Escritório de Alívio da Pobreza da região autônoma de Guangxi Zhuang foi à fazenda de Xie Fujie para investigação."Principalmente, o que devemos fazer se não pudermos aumentar? Quanto impacto isso terá no alívio da pobreza".

Quarentena

Há uma piscina de desinfecção na porta da área de criação de ratos de bambu de Xie Fuck.Após a epidemia, ele desinfetou a base de reprodução na frequência de uma semana.Xie Fujie refere -se ao padrão das fazendas de porcos.

Liang Qiubo disse ao "China News Weekly" que o rato elevado de bambu melhor do que galinhas, patos, porcos e ovelhas pode crescer sem vacinação."As aves têm gripe de ave e ratos de bambu não terão uma epidemia".No entanto, isso também expôs a falta de conscientização da prevenção epidêmica em agricultores de ratos de bambu.Seja aves de aves ou animais domésticos, o Ministério da Agricultura e o Ministério Rural formulou um conjunto de padrões abrangentes de criação."O rato de bambu foi arrastado para baixo".

Embora o Departamento de Qualidade e Supervisão Técnica da Região Autônoma tenha aprovado a formação de padrões locais, como o "Código para a construção de um campo de rato de bambu de grande escala Silver Star Star" e "Silver Star Bamboo Rat Propaganda", em operação real, a maioria Os agricultores são baseados em sua própria experiência.

O Centro de Proteção à Natureza da Paisagem da Universidade de Pequim publicou um artigo dizendo que muitas vezes, a inspeção e a quarentena de animais vivos ou a carne crua não apenas depende dos sintomas da vida animal/carne crua na época. Fórmula de alimentação, ambiente de criação, equipamento, equipamento, equipamento, equipamento, equipamento, equipamento, equipamento, equipamento, equipamento, equipamento, equipamento, equipamento, equipamento, equipamento, equipamento, equipamento, equipamento, equipamento, equipamento, equipamento, equipamento, equipamento, equipamento, Equipamentos, equipamentos, equipamentos, equipamentos Os criadores e medicamentos veterinários são usados ​​para determinar que tipo de risco de doença (ou resíduos de medicamentos) pode existir em animais.É como se um médico soubesse que você geralmente tem muita ingestão de sal, considerará verificar se tiver doenças cardiovasculares.Como os animais selvagens podem ser rastreados sem nenhuma informação de reprodução, é mais difícil detectar a doença e é difícil rastrear a fonte após a epidemia. quina oje

O atual "Lei de Proteção à Vida Selvagem" da China divide os animais selvagens em três categorias: animais nacionais de proteção -chave, animais de proteção local e animais com importantes pesquisas científicas, valor econômico e social. animais ".Antes da promulgação da "decisão" em 24 de fevereiro deste ano, a atual lei de proteção da vida selvagem proíbe apenas a manutenção de animais no país e não fez regulamentos proibidos sobre os "três animais" da criação artificial de "ratos de bambu" de bambu " .

Como "três animais", o rato de bambu é o chefe do departamento florestal.No entanto, o rato de bambu, que visa o objetivo do consumo, envolverá inevitavelmente o fluxo para o mercado. também a "Lei de Prevenção Epidêmica".

De acordo com o artigo 42 da Lei de Prevenção Epidêmica, antes do abate, venda ou transporte de animais e produtos de venda ou transporte, o proprietário deve declarar quarentena à Agência de Supervisão de Saúde Animal local de acordo com as disposições do Departamento Veterinário de o Conselho de Estado.O Conselho Estadual emitiu um aviso de que a produção de alimentos e os operadores eram estritamente proibidos de comprar, vender, usar sem fontes legais e produtos de carne sem "dois certificados e dois capítulos" (Certificado de Qualificação de Quarentena de Animais, Certificado de Inspeção de Qualidade para Carne, selo de qualificação de quarentena de animais , carne, selo qualificado por carne de inspeção de qualidade).

De acordo com o artigo 4 da Administração de Quarentena de Animais, na China, o escopo, objetos e regulamentos de quarentena de animais devem ser formulados, ajustados e anunciados pelo Ministério da Agricultura.Atualmente, o Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais apenas promulgou 10 animais terrestres, como porcos, aves, anti -ravioli, cavalos, cães, gatos, coelhos e abelhas, bem como as três espécies aquáticas de peixes, moluscos e um .Animais selvagens, como o rato de bambu, foram tradicionalmente divididos na gestão do departamento florestal, e o departamento florestal não tem experiência em quarentena de animais comestíveis.O vida selvagem "legal" é o produto "ilegal" sem certificados de qualificação em quarentena.

Por que a quarentena é importante

A última ordem antes do festival da primavera, Xie Fujie deu os intermediários aos intermediáriosDepois de fazer uma ligação, a outra parte dirigiu uma van para pegar as mercadorias.

Xie Fujie lembrou que, antes de 2015 ou 2016, o transporte do mouse de bambu também precisava de uma licença de transporte.Não há certificado de quarentena para emitir um certificado de transporte, basta trazer uma licença comercial.Mais tarde, os departamentos relevantes emitiram um documento e o certificado de transporte na província foi cancelado. quina oje

Em 2016, o Departamento de Transportes em Guangxi exigiu que animais selvagens terrestres artificialmente domesticados, como cobras, ratos de bambu e porcos, fossem realizados pelo "Certificado de Alinhação de Quarentena de Animais".Depois que os agricultores trouxeram essa situação ao Bureau de criação de animais, o Departamento de Putria Animal e o Departamento de Florestas emitiram uma carta ao Departamento de Transporte em Guangxi. exigiu que o departamento de transporte isentasse de mostrar "requisitos para a qualificação de quarentena de animais.A partir dos ratos de bambu fora da base de reprodução, centenas deles são embalados em uma gaiola juntos, transportados para Hunan, Guangdong, chegaram ao empresário intermediário local, concentrado na criação e os enviou para vários mercados e hotéis por atacado. .Todos os processos de criação, transações e consumo não têm quarentena.

O Centro de Proteção à Natureza da Paisagem da Universidade de Pequim publicou um artigo apontou que esse tipo de falta de processo de transporte de quarentena pode causar perigo. "Alguns estudos mostraram que os animais são fáceis de liberar vírus quando a tensão. Atualmente Isso não pôde ser visto em vários lugares e tinham condições sanitárias ruins, adequadas para mutações e reorganizações de vírus transportados em animais, especialmente o vírus de RNA instável da cadeia única.

Na conferência de imprensa do mecanismo de controle conjunto do Conselho de Estado em 27 de fevereiro, Han Xu, vice -diretor da Administração de Pesca e Pesca do Ministério da Agricultura e Assuntos Rurais, introduziu quais animais poderiam ser contados como gado e aves: Principalmente referindo -se ao humano Seres para satisfazer carne, ovos, leite, leite, leite, leite, leite, leite, leite, leite, leite, leite, leite, leite, leite, leite, leite, leite, leite, leite, leite, leite, tolo e tolo Outros animais que são domesticados há muito tempo.Quatro pontos precisam ser satisfeitos: primeiro, após a criação artificial de longo prazo e amplamente utilizada na produção; prevenção e controle do sistema de prevenção e controle de doenças;

Os padrões de quarentena devem ser uma base importante para entrar na "Lista Branca".Zhao Xiang, professor do Centro de Proteção à Natureza da Paisagem da Universidade de Pequim, acredita que os animais selvagens devem atender aos dois requisitos: primeiro, da perspectiva da segurança pública, deve ter regulamentos de quarentena e um sistema completo de quarentena, ou pelo menos o trabalho acima .

Ma Yong, vice -secretário -general da Fundação de Proteção à Diversidade Biológica Chinesa e Desenvolvimento Verde, também acredita que a maturidade da tecnologia de segurança e criação é a chave para entrar na "lista de permissões".Um processo de quarentena padrão requer padrões de quarentena, pessoal de quarentena, equipamentos de tecnologia de quarentena e, finalmente, formou um certificado de qualificação de quarentena.Os seres humanos têm uma história de domesticação doméstica de galinhas, patos, gado e ovelhas e formou um sistema de prevenção epidêmica relativamente completa, mas ainda estão perturbados pela febre suína e gripe pássaro.

Ma Yong explicou à China News Weekly que as aves e o gado experimentaram um processo de domesticado longo e estabeleceu um sistema epidêmico e um sistema de prevenção epidêmica relativamente completa.São apenas 30 anos para ratos de bambu.

Isso significa que a perspectiva de rato de bambu na "lista branca" não é otimista.Ratos de bambu que estiveram nas políticas podem estar enfrentando o problema de toda a transformação de toda a indústria.No entanto, a transformação requer custo.

"China News Weekly" 2020 Edição 12

Isenção de responsabilidade: O Journal usa o manuscrito de "China News Weekly" por escrito

Fale conosco. Envie dúvidas, críticas ou sugestões para a nossa equipe através dos contatos abaixo:

Telefone: 0086-10-8805-0795

Email: portuguese@9099.com

Links
quina oje