20/06/24 às 13h58 - Atualizado em 20/06/24 às 13h59

Administrador da cidade Estrutural se reúne com moradores da Quadra 12 para esclarecimentos

Por Jornalista Edvaldo Campos – Blog Fogo Cruzado DF

Na manhã de hoje, o Administrador Regional da Cidade Estrutural, Alceu Prestes, se reuniu com os moradores da Quadra 12 para discutir as obras em andamento e esclarecer dúvidas sobre a infraestrutura local. A reunião teve como foco principal a conclusão das obras de saneamento básico e pavimentação.

Problemas Persistentes e Soluções Propostas

Prestes começou a reunião destacando a longa história de desafios enfrentados pela comunidade desde o início da Estrutural. “Desde que vim de Santa Maria para cá, conheço bem a realidade de vocês. Já se passaram mais de 20 anos enfrentando esses problemas”, disse ele.

O administrador informou que as obras de água e esgoto estão quase concluídas, faltando apenas uma rua. “Temos todo o material necessário e uma máquina capaz de colocar 400 metros de bloquetes por dia. Graças aos esforços do governador Ibaneis Rocha, secretário de desenvolvimento, Thales, deputado Federal Rafael Prudente e do Secretario de Estado José Humberto, estamos avançando”, explicou Prestes.

Rede Pluvial – Um desafio a ser superado

A principal questão pendente é a instalação da rede pluvial. Alceu Prestes explicou que está negociando com a Caesb para iniciar a fase crucial do projeto. "Peço que todos contribuam com suas preces e orações, pois ainda falta esse detalhe importante. Estou em conversa com a Caesb para  resolver isso o quante antes", afirmou

Decisão Coletiva – Bloquetes agora ou esperar pela rede pluvial?

Uma decisão importante precisa ser tomada pela comunidade: avançar com a pavimentação dos bloquetes agora ou esperar pela instalação da rede pluvial. Prestes alertou que, sem a rede pluvial, a colocação dos bloquetes poderia resultar em inundações durante períodos de chuva intensa. “Se colocarmos os bloquetes agora, em 6 a 8 meses poderemos ter que removê-los para instalar a rede pluvial. Isso pode causar inundações e prejudicar as casas de vocês”, advertiu.

O administrador enfatizou a importância da participação de todos os moradores na próxima reunião, onde essa decisão será tomada coletivamente. “Quero dividir essa responsabilidade com vocês. Precisamos tomar uma decisão juntos para evitar problemas futuros”, disse Prestes.

Opinião da Líder Comunitária Tânia Medeiros

A líder comunitária Tânia Medeiros, moradora da Quadra 12 há 23 anos, também expressou sua opinião durante a reunião. “A especulação entre os moradores é se devemos colocar os bloquetes primeiro ou esperar pela rede pluvial. Como moradora e líder comunitária, acredito que devemos esperar pela rede pluvial antes de colocar os bloquetes. Se colocarmos os bloquetes agora, as chuvas irão causar inundações nas ruas e nas casas dos moradores, agravando o problema. Além disso, a água das chuvas pode descer para a escola infantil na Quadra 12 e outras áreas como a 9 de Julho, que corre o risco de alagar. Por isso, minha opinião é que aguardemos a instalação da rede pluvial para depois colocar os bloquetes. Essa é a minha recomendação”, afirmou Tânia.

Parcerias e Próximos Passos

Alceu Prestes destacou a parceria com a Caesb e outros órgãos que têm trabalhado para melhorar a infraestrutura da Quadra 12. “Conseguimos a parceria para a água e esgoto, o calçamento está quase completo, e estamos trazendo a iluminação que ainda falta. Precisamos decidir juntos se colocamos os bloquetes agora ou esperamos pela rede pluvial”, explicou.

Ele concluiu a reunião reforçando a necessidade de uma decisão conjunta e agradecendo a colaboração dos moradores. “Espero que todos acompanhem os vizinhos e amigos para tomarmos a melhor decisão para nossa comunidade. Conversem entre vocês e decidam o que é melhor”, finalizou.

A próxima reunião será agendada em breve, onde a comunidade da Quadra 12 terá a oportunidade de decidir o melhor caminho para solucionar os problemas de infraestrutura de forma definitiva.