24 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
20/02/24 às 13h05 - Atualizado em 20/02/24 às 13h05

Sessão solene comemora o 20º aniversário da Estrutural

COMPARTILHAR
Sessão Solene comemora o 20º aniversário da Cidade Estrutural – Foto Ascom RA/SCIA

 

A Câmara Legislativa do Distrito Federal realizou na manhã da última sexta-feira (16), sessão solene em comemoração ao 20º aniversário da Cidade Estrutural. O evento aconteceu no Centro Olímpico da cidade e foi proposto pela deputada distrital doutora Jane Klébia e contou com as presenças de várias autoridades públicas, entre as quais a comandante geral da PMDF, coronel Ana Paula, além de representantes do Corpo de Bombeiros, Policia Civil, secretarias de estado, líderes comunitários e moradores.

 A parlamentar parabenizou a cidade, destacando avanços e conquista ao longo dos vinte anos. “Pra nós é um momento muito importante e eu considero muito simbólico estar aqui e poder demonstrar carinho, respeito e cuidado que temos com esta cidade. A Estrutural tem motivos de sobra para comemorar, pois são vinte anos de lutas e conquistas, onde, somente que viveu esse período sabe do que estou falando. A cidade saiu da lama e poeira para um local urbanizado, cheio de vida e com perspectiva de crescimento”, disse.

 

Aproximadamente 300 pessoas compareceram – Foto Ascom RA/SCIA

 

Ela ainda anunciou projetos e ações que seu gabinete possui para a cidade. “Renovei com o nosso administrador Alceu Prestes compromisso do nosso gabinete parlamentar com a cidade, com a possibilidade, inclusive, de propor mais emendas parlamentares para que consigamos resolver muitos problemas emergenciais, entre os quais a instalação de papa-lixos, para que possamos proporcionar melhor a limpeza da cidade. Desde o ano passado temos intensificado ações e ajuda aos projetos sociais da cidade que cuida de mulheres, crianças e idosos, que cuida da população de modo geral”, completou.

Por sua vez, o administrador da cidade Alceu Prestes de Mattos falou da satisfação em participar das várias fases de crescimento da cidade. “Eu sou um privilegiado por Deus, pois quando começou eu fui o primeiro funcionário desta cidade, quando estava em outra missão e o saudoso governador Roriz me convidou para vir administrar a Estrutural. Vinte anos depois eu tenho esse privilégio de estar novamente aqui, principalmente administrando uma cidade recebe o apoio irrestrito de toda a estrutural do executivo e do legislativo. Portanto a Estrutural é uma cidade privilegiada, pois agente a viu nascer e se desenvolver ao logo de quatro vezes que passamos por aqui.”

 

 A solenidade foi realizada no Centro Olímpico da cidade – Foto Ascom RA/SCIA

 

Mattos destacou do momento que a cidade está passando, principalmente da prioridade de momento do governo. “A prioridade hoje é resolver o problema de Santa Luzia o que está sendo feito com muito zelo. Em agosto passado o GDF conseguiu trazer toda a gleba para a Administração Regional e conseguinte a licença ambiental do local o que proporcionará, em breve, na instalação de serviços e equipamentos públicos, dos quais água potável, esgoto, iluminação e calçamento”. Neste momento, aconteceu manifestação do público que aplaudiu de pé a fala do administrador.

Alceu informou que o governo já iniciou as tratativas para a elaboração dos projetos de urbanização do local. Além disso, informou que as benfeitorias na região já começaram e aproveitando a presença da secretária da Secretaria de Estado da Mulher, Gisele Ferreira, anunciou que o executivo local já fez a doação de um terreno para a construção da Casa da Mulher Brasileira. “Aproveitando a presença da nossa secretária Gisele, já fizemos o termo de doação para que possa ser instalada a Casa da Mulher Brasileira ao lado do Protótipo”.

 O administrador ainda informou sobre as obras do 15º Batalhão de Polícia Militar que está em processo de licitação. Ele aproveitou para pedir a comandante geral da PMDF, presente ao evento que auxilio no desenrolar do processo licitatório. “Sabemos que a cidade carece de maior atenção na área de segurança, assim, peço a nossa comandante que nos auxilie no processo de licitação do batalhão, pois a sua construção vai melhorar a segurança da nossa cidade.”

As demais autoridades também felicitaram a cidade pelo aniversário e reforçaram a importância das ações do governo e da CLDF na cidade. Foi o caso da secretária da mulher, Gisele Ferreira. “A união de forças em prol do crescimento da Estrutural é de suma relevância, principalmente por se tratar de uma das cidades que requer maior atenção do estado entre as demais do Distrito Federal. Estão de parabéns o GDF e a CLDF por garantirem dignidade e prosperidade aos moradores da Estrutural.”

Entre os projetos para o desenvolvimento da cidade, a construção de duas escolas foi lembrada como sendo de extrema necessidade e que estão bastante avançados, disse a professora Patrícia Lacerda, da Regional de Ensino do Guará. “Temos trabalhado para garantir a construção de novas escolas na Estrutural. Temos duas áreas reservadas e projetos para a imediata licitação de um Centro de Ensino Fundamental e um Centro de Ensino Médio”, disse.

Por sua vez a delegada chefe da 8ª Delegacia de Polícia Civil da cidade, delegada Bruna Eiras pediu apoio da população para o combate ao crime. “Contamos com a sociedade. Peço às pessoas que venham até nós e confiem no nosso trabalho. A polícia só pode atuar bem com a população ao lado. Queremos dar uma vida mais segura para as pessoas onde elas moram. Todos somos responsáveis pela cidade em que vivemos”, conclamou. 

O apelo por mais participação da comunidade na segurança pública foi reforçado pela comandante-geral da Polícia Militar do DF, coronel Ana Paula Barros Habka. “Faço um apelo aos moradores: que cada um participe, contribua. A segurança não depende apenas da polícia. Precisamos da participação dos cidadãos”, afirmou. 

 

Lideranças receberam moções de louvor durante a solenidade – Foto Ascom RA/SCIA

 

Ao final da solenidade cerca de cinquenta lideranças dos mais variados segmentos foram agraciadas com moções de louvor por relevantes serviços prestados à cidade.

Mapa do site Dúvidas frequentes