28 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
18/10/23 às 13h19 - Atualizado em 18/10/23 às 13h19

Obra da nova creche na Cidade Estrutural entra na fase final

COMPARTILHAR

Segundo a empresa responsável pela obra, os trabalhos estão concentrados e a entrega pode acontecer antes do previsto

Uns dos compromissos do Governo do Distrito Federal para a população mais carente e que necessita de auxilio, principalmente as mães trabalhadoras que não tem com quem deixar seus filhos para poder trabalhar, está cada vez mais próximo da realidade. A construção do Centro de Educação da Primeira Infância da Estrutural entrou na sua fase final e ao que depender dos responsáveis pela obra, será entregue ainda este ano.

Com investimento estimado de R$ 3,4 milhões, os recursos foram exclusivamente da Secretaria de Educação e o empenho em concluir a obra tem como motivo principal o início dos cadastros de vagas para o próximo ano e ao que tudo indica e a depender do avanço da obra, já em 2024 a nova unidade já atenderá as crianças da cidade que estão na fila de espera aguardando por novas vagas.

Para cumprir o prazo de entrega do mais novo equipamento da cidade a empresa disponibilizou uma equipe composta por dezessete pessoas que está empenhada na sua conclusão. Os trabalhos estão concentrados agora no término da pintura, instalação de pisos, da rede elétrica e de equipamentos, além do paisagismo.

Somente este ano o GDF investiu R$ 89 milhões na construção de mais 17 novas creches, entre as quais a da Cidade que está com mais de 70% das obras concluídas. O CEPI está localizado na Quadra 3, Área Especial 2, na Cidade Estrutural e vai oferecer espaço, conforto e segurança. A capacidade de atendimento será de 188 crianças em dois turnos ou 94 em período integral, na faixa etária de até 6 anos.

De acordo com o administrador Alceu Prestes de Mattos, a inauguração do CEPI da Estrutural resolverá os problemas de várias mães que não tem com quem deixar seus filhos para poder trabalharem. “Essa é a primeira creche pública da Estrutural e a sua inauguração será de grande importância para as mães trabalhadores da cidade.”

“Estamos acompanhando de perto a execução da obra e a cada dia nos surpreendemos com o avanço e temos a convicção de que o mais novo equipamento público da cidade será entregue em breve e assim, o governo estará proporcionado mais um direito para as mães que precisam trabalhar e não tem com quem deixar seus filhos”, disse o administrador.

Para a dona de diarista Maria Cícera Rodrigues, com a inauguração do CEPI, ela terá onde deixar seus três filhos em segurança e poderá trabalhar com maior tranquilidade. “Não vejo a hora dessa creche ser inaugurada para eu ter onde deixar meus filhos. Agente precisa de ficar tranquila na hora de trabalhar e essa creche será solução para várias mães da Estrutural”.

Atualmente a Estrutural possui apenas creches conveniadas à Secretaria de Educação, e o CEPI será o primeiro equipamento público dessa natureza que contará integralmente com professores da rede pública de ensino. “Nossa expectativa é que, no ano letivo de 2024, já tenhamos as crianças da Estrutural no novo CEPI”, afirma o chefe de gabinete da administração, Fábio Sousa. “É um local onde a família terá um suporte muito bom. Saber que suas crianças não estão sendo somente cuidadas, mas também educadas”, acrescenta Sousa, que é professor de formação.

Mapa do site Dúvidas frequentes