24 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
24/08/23 às 15h45 - Atualizado em 24/08/23 às 15h45

SSP promove lançamento de programa de segurança no SCIA/Estrutural

COMPARTILHAR

Aconteceu na manhã da última quarta-feira (23) o lançamento do Programa EMPRESA RESPONSÁVEL, COMUNIDADE MAIS SEGURA na sede da Associação de Revendedores de Veículos do DF – Agenciauto, localizada na Cidade do Automóvel. O objetivo do programa é sensibilizar empresas da capital aos temas relacionados à segurança pública e seus efeitos junto à sociedade.

A cerimônia de lançamento contou com as presenças de várias autoridades públicas, entre as quais estavam o secretário de segurança, Sandro Avelar, o presidente da Agenciauto, José Rodrigues Neto e do administrador do SCIA/Estrutural, Alceu Prestes de Mattos, além de autoridades da área da segurança pública, lideranças políticas e empresariais.

Promover palestras objetivando capacitar colaboradores de empresas sobre diferentes temáticas relacionadas à segurança pública por meio de palestras ministradas por operadores da pasta e forças de segurança é um dos principais objetivos do projeto. As empresas que optarem por participar receberão o selo de parceiro da segurança.

A realização das palestras poderá ser solicita por qualquer empresa ao fazer cadastro de no mínimo 50 pessoas que queiram participar da ação, além de disponibilizar de espaço para realização das atividades. As palestras podem diferenciar de acordo com os participantes, além de abordar crimes como estelionato virtual, violência contra a mulher, roubo/furto a transeunte, entre outros.

De acordo com o secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, os critérios para a realização das palestras já haviam sido elaborados dentro de um criterioso levantamento. “Essa temática já vinha sendo trabalhada, mas tínhamos como foco a orientação de donos de bares, restaurantes e distribuidoras de bebidas. Com o resultado positivo que vínhamos alcançando, resolvemos ampliar nosso projeto e incluir empresas de diferentes segmentos. O objetivo é sensibilizar trabalhadores para temáticas relevantes da área de segurança pública e capacitá-los para identificar situações de risco e adotar procedimentos preventivos em situações cotidianas.”

Três empresas foram convidadas para o lançamento do projeto, sendo do ramo de hotelaria, construção e combustíveis. As empresas participantes se tornarão colaboradores capacitados e serão multiplicadores das informações. “Pretendemos alcançar, por meio das empresas, pessoas residentes em diversas regiões do Distrito Federal e torná-las multiplicadoras do conhecimento transmitido nas ações a serem realizadas. Essa é mais uma parceria importante entre governo e sociedade para tornar nossa cidade cada vez mais segura”, pontuou o subsecretário de Prevenção à Criminalidade, Sávio Ferreira.

Por participar do lançamento do projeto, a Agenciauto que tem aproximadamente 800 associados conquistou o selo Parceiro da Segurança – 2023. “Nós já participamos de outras edições do programa anterior e fomos premiados outras vezes. É muito importante participarmos porque a gente vende confiança e credibilidade. Além disso, o tema é muito relevante: segurança pública. É importante promover essas ações que promovem a proteção dos empresários e dos clientes. Isso é importante para trazer essa visão mais ampla para o nosso setor produtivo”, disse o presidente da Associação.

Por sua vez o administrador Alceu Prestes falou da importância do projeto e elogiou a escolha do lançamento justamente no SCIA/Estrutural. “É um projeto de extrema importância para a melhoria da segurança pública na capital, principalmente porque o seu foco de atuação é justamente através do prestador de serviços que terá a missão de orientar seus funcionários quanto as medidas a serem adotadas. A cidade serve de exemplo para a implantação do projeto devido ser a maioria das suas empresas, geradora de emprego para os moradores.”

Mapa do site Dúvidas frequentes