24 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
21/08/23 às 17h38 - Atualizado em 21/08/23 às 20h23

Debate entre comunidade e governo inicia a revisão do Pdot da Estrutural

COMPARTILHAR

No último sábado (19), aconteceu uma rodada de debates com a população do SCIA/Estrutural sobre a revisão do Pdot, o Plano Diretor de Ordenamento Territorial.

A audiência pública foi realizada no Colégio Cívico Militar, localizado no setor central da cidade e reuniu centenas de moradores com o objetivo de participação no ordenamento da cidade.

O Pdot são regras que definem o que pode e o que não pode na ocupação e no crescimento urbano e rural e que deve ser revisado a cada dez anos. Por esta razão a Seduh está realizando audiências públicas em todas as cidades do DF.

A reunião presencial do SCIA/Estrutural teve a participação da Subsecretária de Políticas e Planejamento Urbano da Seduh, Juliana Coelho e demais servidores do órgão, além do administrador, Alceu Prestes de Mattos.

Além das autoridades públicas, vários moradores de diversos setores da cidade participaram do debate e encaminharam propostas a serem inseridas na revisão do plano, se destacando os moradores do Núcleo Rural Cabeceira do Valo e do Santa Luzia que comparecerem em massa à audiência pública.

A principal proposta apresentada no debate foi a transformação dos setores Cabeceira do Valo e Santa Luzia em áreas de relevantes de interesses sociais – ARIS. Atualmente esses setores são denominados em Áreas de Relevantes Interesses ecológicos – ARIES.

Para a Subsecretária, é muito importante a participação da comunidade no processo de revisão do plano, visando a sua transparência. “É muito importante a participação de toda a sociedade para que esse processo seja justo, participativo, que agente venha ter uma cidade melhor no futuro”.

Já o coordenador da Seduh, Felix Júnior, falou do objetivo da secretaria em elaborar o Pdot juntamente com a comunidade. “Hoje a Seduh está aqui mais uma vez trazendo o Pdot pra fazer junto com o nosso administrador Alceu, os cidadãos, o planejamento e ordenamento da cidade Estrutural.”

Por sua vez o líder comunitário Elizeu Martins Viana, popularmente conhecido por Pastor Elizeu, defendeu a importância da audiência pública para defender os interesses da população no ordenamento da cidade. “Quero defender a importância desta audiência pública, em caráter de mudança do Pdot pra nós podermos mudar as áreas de interesse, tanto de habitação, como as áreas de interesse da máquina pública para o nosso lugar, e assim nós conseguirmos ser incluídos e fazer parte desta área administrativa de Brasília.”

Mais de quinhentas pessoas participaram da audiência pública realizada na cidade, superando as expectativas dos organizadores que elogiaram a participação maciça da comunidade no processo de planejamento e ordenamento da Estrutural.

 

Mapa do site Dúvidas frequentes