24 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
7/08/23 às 12h10 - Atualizado em 7/08/23 às 12h27

Novos membros tomam posse COMDEMA

COMPARTILHAR

Ao todo, 14 pessoas assumem o cargo de representantes do governo e da sociedade civil na defesa do meio ambiente da região do SCIA/Estrutural

A Comissão de Defesa do Meio Ambiente, realizou, na manhã desse sábado (5), a diplomação e posse dos 14 novos membros, sendo 7 titulares e 7 suplentes, representantes do governo e da sociedade civil, para o biênio 2023/2025. A reunião aconteceu na sede da Agência do Trabalhador da cidade Estrutural e contou com a participação de vários convidados, entre os quais o presidente do Instituto Brasília Ambiental, Ronei Nemer e do Chefe de Gabinete da Administração Regional do SCIA/Estrutural, Fábio Sousa.

Criado com base no Artigo 3º do Decreto 39.002 de 24/04/2018, o conselho é um órgão permanente de caráter consultivo e de apoio no que diz respeito a defesa do meio ambiente. A esse respeito, destaca-se a responsabilidade que os novos conselheiros têm em mãos.

“A CODEMA hoje tem uma representatividade muito grande na cidade, por isso temos a certeza de que esta nova composição atuará com uma dinâmica de trabalho capaz de auxiliar os órgãos públicos na luta pela preservação das áreas ambientais da nossa poligonal, e assim, possamos colocar em prática tudo aquilo que desejamos para a nossa cidade. Gostaria de dar as boas-vindas aos novos conselheiros e lembrar que precisamos uns dos outros, pois apenas caminhando de mãos dadas poderemos defender a causa ambiental”, frisou o chefe de gabinete Fábio Sousa.

Para o administrador Alceu Prestes de Mattos, “A CONDEMA é um dos espaços mais adequados para os diferentes setores da sociedade pensarem, juntos, soluções de crescimento e bem-estar para o local em que vivem, já que uma das atribuições dos seus membros é administrar conflitos, propor acordos e construir uma proposta de gestão que esteja em conformidade com os interesses econômicos, sociais e ambientais da cidade. Assim dou boas-vindas ao conselho empossado, colocando o poder público a disposição, dentro das limitações para atuarmos juntos em prol da defesa do meio ambiente da nossa cidade.”

Além da formalização da posse, com a entrega do certificado de conselheiro, Paulo Batista, que foi empossado como sendo membro efetivo do conselho, destacou a linha de atuação e os compromissos que serão assumidos pela gestão. “Conciliar o homem a natureza, a biodiversidade, o meio e poder publico será uma das nossas principais bandeiras nesse mandato. Além disso vamos trabalhar para implantar uma educação ambiental transformadora aonde a criança e os jovens de hoje sejam adultos melhores e mais comprometidos com o meio ambiente do que as gerações anteriores”, enfocou.

Além disso, Batista falou da importância da reciclagem como meio de preservar o meio ambientes. Segundo ele, “a COMDEMA atuará no fortalecimento da política de resíduos sólidos através da coleta seletiva e buscando parcerias que venham fortalecer políticas públicas e projetos que venham beneficiar a comunidade.”

Por fim, Batista afirmou que o conselho atuará para contribuir com projetos e parcerias para geração de empregos e renda para toda a comunidade, em especial aos antigos catadores que não conseguiram uma recolocação ao mercado de trabalho.

Para exercer as funções de conselheiros da COMDEMA, os membros não serão remunerados, por serem considerados honoríficos e a função de relevante interesse público.

Os membros empossados para a gestão 2023/2025 são os seguintes:

Efetivos: Paulo Batista dos Santos, Rodrigo Alves Abreu, Djalma Silva do Nascimento, Constâncio Alves de Souza, Eronildes Madalena Ferreira Souza, José Maria Ferreira da Silva, Bernardo Abreu Machado Souza.

Suplentes: Maria da Abadia Teixeira de Jesus, Janaina de Sousa Dias, Natana Ferrera de Souza, Moacir Pinto Osório Junior, Raimundo Francisco de Abreu Neto, Matheus Ferreira Souza, Cristiano Rodolpho de Souza Monteiro

 

Fonte – Ascom RA/SCIA

Mapa do site Dúvidas frequentes