28 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
6/07/23 às 14h08 - Atualizado em 6/07/23 às 14h14

Defesa Civil capacita voluntário em curso na Estrutural

COMPARTILHAR

Capacitar voluntários para identificar e agir com eficiência a possíveis situações de desastres ou ameaças naturais, bem como auxiliar em ações de prevenção, são apenas alguns dos tópicos abordados no primeiro curso de capacitação de voluntário em Defesa Civil realizado na sede da administração Regional do SCIA/Estrutural. A formação foi promovida pela Defesa Civil do Distrito Federal em parceria com o órgão administrativo da cidade, que disponibilizou a sua estrutura física para a realização do curso, e ainda auxiliou nas inscrições.

Os voluntários puderam aprender nos dois dias de curso, 4 e 5 de julho, a capacitação sobre prevenção e combate a incêndio, ferramenta de envio de alerta abrigos temporários, atribuições do agente voluntário, entre outras qualificações. Os voluntários puderam tirar dúvidas e apresentar situações específicas do local onde moram.

O Coordenador de Gestão de Riscos e Desastres, Coronel Pedro Aníbal, destacou a importância da capacitação de voluntários na cidade Estrutural. “Com esse curso de formação, os voluntários capacitados poderão auxiliar nas ações de proteção e defesa civil. Queremos somar esforços para que os novos voluntários possam ajudar a Defesa Civil junto à comunidade”.

As aulas foram ministradas por agentes da Defesa Civil e ao todo foram 22 pessoas inscritas para participar da qualificação nessa primeira turma. A participante, Ilídia Pereira Silva, contou a experiência de capacitação e destacou o que mais gostou durante o curso. “Gostei bastante das aulas, principalmente da prática. Tudo o que aprendi poderei aplicar caso me depare com alguma emergência, ou usar até mesmo em casa e se algum dia acontecer alguma situação adversa saberei o que fazer”, contou.

Já o Gerente de Proteção Comunitária III, Renato Dourado, falou da importância da capacitação para os voluntários da Estrutural. “Por meio da capacitação, é possível passar noções de defesa civil, medidas orientativas, identificar situações de risco e formas de prevenção na comunidade, entre outros ensinamentos”, destacou. 

Por sua vez o administrador do SCIA/Estrutural, Alceu Prestes de Mattos elogiou a iniciativa da Defesa Civil em promover o primeiro curso na cidade e disponibilizou a estrutura o órgão administrativo para futuros projetos. “Agradecemos pela parceria e só elogios para a Defesa Civil. A Administração está sempre de portas abertas para outros cursos e palestras. A nossa comunidade é uma comunidade é muito carente e precisa muito de orientação e conhecimento. Assim, a administração e o governo do Distrito Federal agradecem”, resumiu.

Conforme explica a Defesa Civil, o voluntário em proteção e Defesa Civil auxilia a Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil nas ações de prevenção, preparação, resposta, entre outras atribuições da função de voluntariado.

Ao final do curso os participantes receberam certificado emitido pela Defesa Civil do Distrito Federal.

Mapa do site Dúvidas frequentes