28 de maio

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
Maria da Penha ONLINE Governo do Distrito Federal
30/03/23 às 11h20 - Atualizado em 30/03/23 às 11h21

Operação recolhe veículos abandonados na Estrutural

COMPARTILHAR

A operação DF Livre Sem Carcaça, ação conjunta da Secretaria de Segurança Pública, Detran e DER e que teve o apoio da 15º Batalhão da PMDF e da Administração Regional do SCIA/Estrutural, recolheu nos dias 28 e 29 de março veículos em situação de abandono e carcaças em vários setores da Cidade Estrutural.

Os veículos abandonados são caracterizados por falta de equipamentos e peças essenciais ou que estejam com pneus furados, vidros quebrados, acúmulo de entulho no interior, parados no mesmo local há mais de 30 dias, entre outros. De acordo o comandante da operação Capitão Firmo, “a operação foi realizada a partir de denúncias recebidas por meio da ouvidoria do GDF, uma vez que os veículos abandonados oferecem riscos à população, como possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de diversas doenças, esconderijos de drogas e violência contra vulneráveis, além disso, tem a poluição visual e também podem prejudicar o tráfego, causando acidentes, portanto, o recolhimento desses veículos é fundamental para a saúde, segurança públicas e para o trânsito", falou.

Ainda de acordo com o comandante, em parceria com o Detran, a secretaria está verificando a situação documental dos veículos a fim de identificar todo o histórico desses. “Estamos verificando toda parte documental dos veículos e questões de trânsito. Assim, estamos aplicando o artigo 279 do CTB que fala que veículos abandonados ou deixados há mais de 30 dias podem ser recolhidos ao depósito. Estamos fazendo esta operação aqui na Cidade Estrutural em prol da comunidade”, finalizou.

Os agentes envolvidos percorreram as quadras 1, 2, 6 e 8 do setor oeste e quadra 1 do setor de oficinas, locais de onde partiram as denúncias e foram recolhidos sete veículos e situação de abandono e dois caracterizados como sendo sucatas. Os veículos foram encaminhados para o pátio do DER/DF de onde caso os proprietários desejem retirá-los, será necessário que façam a regularização dos mesmos junto ao Detran.

Para o recolhimento dos veículos primeiramente foi realizado levantamento por parte do Detran que identificou todo o histórico dos veículos e a partir de então foram guinchados e recolhidos ao pátio do DER/DF.

“A participação do Detran no recolhimento de veículos que causam transtorno e risco a comunidade é o de identificação para que, havendo confirmação de um veículo roubado ou furtado sejam tomadas as devidas providencias, visando garantir a preservação da ordem pública, além de um trânsito seguro para a população do Distrito Federal”, enfocou o agente de trânsito Victor Duarte.

 

Para a realização da operação, os órgãos envolvidos contaram com o apoio da Administração Regional da cidade que agradeceu à Secretaria de Segurança pelo recolhimento de veículos em situação de abandono, bem como do 15º Batalhão de Polícia Militar que atuou na segurança dos envolvidos na operação.

Fonte – Ascom RA/SCIA

Mapa do site Dúvidas frequentes