02 de dezembro

GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais GDF - Administrações Regionais
17/03/22 às 11h43 - Atualizado em 17/03/22 às 11h44

Estrutural ganha abrigos duplos para paradas de ônibus

COMPARTILHAR

Dois abrigos duplos estão sendo instalados na Região Administrativa do SCIA e Estrutural. Serão dois conjuntos: um em frente ao protótipo do Parque Urbano da Estrutural e outro na margem da Via Estrutural. Nos próximos dias, a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) vai liberar esses novos pontos de ônibus para os usuários do transporte público coletivo e do transporte escolar.

As instalações atendem às solicitações da população da Estrutural. Em frente ao protótipo do Parque Urbano, já havia um abrigo de três módulos, mas era pequeno para abrigar os estudantes que acessam o transporte escolar no local nos períodos da manhã e da tarde. Com a implantação de um abrigo duplo, serão três estruturas para aumentar a segurança e o conforto dos estudantes.

Ana Cristina Rodrigues da Silva, mãe de quatro filhos e moradora da Estrutural, conta as dificuldades que enfrenta enquanto espera pelo transporte escolar: “A gente espera os ônibus embaixo de sol ou de chuva, e a parada é pequena, não abriga todas as mães e as crianças”.

Diante da situação, o morador Joab Gomes foi um dos que pediram providências à administração da cidade. Segundo ele, nos períodos da manhã e da tarde, a parada chega a ter mais de 150 pessoas, entre mães e filhos. “Com os abrigos maiores, melhora a situação para esses estudantes”, afirma.

Região movimentada

Os novos abrigos vão beneficiar usuários de 25 linhas de ônibus que passam pelo local. Na parada que fica ao lado de uma passarela para travessia de pedestres, há bastante movimento de pessoas e veículos. O abrigo duplo substituirá uma estrutura antiga.

“Todas as estruturas novas, inclusive as que substituem abrigos antigos, contam com rampas e piso tátil, e atendem às normas de acessibilidade”, ressalta o subsecretário de Terminais da Semob, Ronivaldo Bento Costa. Segundo ele, a secretaria está trabalhando para implantar novos abrigos por todo o DF e para substituir todas as estruturas que estiverem em mau estado.

Com esses novos abrigos, a Semob amplia o atendimento aos usuários do transporte público na região da Estrutural. Agora, são nove as estruturas reformadas nas paradas de ônibus da localidade – que, em 2020, recebeu cinco abrigos nos pontos por onde passam os coletivos.

*Com informações da Secretaria de Transporte e Mobilidade

Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

Mapa do site Dúvidas frequentes